Entrada com objetos 3D para projetar sistemas fotovoltaicos de qualquer tipo
Com os objetos 3D de Solarius PV você pode desenhar rapidamente o gabarito do edifício, as superfícies nas quais o campo fotovoltaico será instalado e todos os obstáculos (chaminés, trapeiras, torres, etc.), iniciando o projeto mesmo sem qualquer suporte gráfico.
A complexidade do edifício existente não é um problema: com os objetos "Gabarito" e "Superfície inclinada" você pode facilmente realizar no 3D qualquer tipo de situação, mesmo a partir de arquivos de projeto no formato DXF/DWG de AutoCAD®.
A modelagem 3D oferece a vantagem de poder verificar, em tempo real e ao longo de todo o ano, o posicionamento correto do campo fotovoltaico de acordo com as condições reais do local de instalação (inclinação, orientação, irradiação, sombreamento, etc.).
No caso de sistemas no solo, uma vez elaborado o esquema do local de instalação, você pode aproveitar a rica biblioteca de "Blocos 3D" com telheiros, abrigos e outras estruturas de suporte fotovoltaico. Também pode importar no projeto os seus blocos 3D em vários formatos (SKP, OBJ, 3DS, etc.).
É possível finalizar o projeto com objetos específicos para a representação de "Quadros elétricos", "Geradores fotovoltaicos" e "Inversores", que podem ser livremente incluídos no modelo 3D realizado.
Integração do sistema fotovoltaico com o modelo BIM e o projeto arquitetônico
Além de importar desenhos DXF ou DWG, com Solarius PV é possível:
- importar o projeto, mesmo como modelo BIM do edifício ou do local de instalação, diretamente a partir de arquivos no formato IFC criados com qualquer ferramenta de autoria BIM, tais como: Edificius, Revit®, ArchiCAD®, AllPlan®, VectorWorks®, etc.)
- projetar o sistema fotovoltaico no modelo importado com objetos 3D paramétricos, que incluem todas as informações necessárias para completar o modelo BIM do projeto
- exportar para o formato IFC o modelo BIM do sistema fotovoltaico projetado, a fim de garantir a continuidade do fluxo de produção do modelo digital do edifício, conforme processo BIM
Solarius PV utiliza o padrão IFC da buildingSMART International, o único que oferece a garantia de realização, gerenciamento e compartilhamento corretos de dados, documentos e modelos entre todos os atores envolvidos no projeto.
Se quiser compartilhar de forma melhor e mais segura as atividades com todos os atores envolvidos nas fases de projeto, realização e manutenção do sistema fotovoltaico e do edifício, você poderá integrar na plataforma colaborativa usBIM.platform o seu projeto criado com Solarius PV.
Saiba maisProjeto assistido do campo fotovoltaico
Com Solarius PV você pode definir, com um simples clique, a superfície na qual instalar o campo fotovoltaico.
A superfície útil necessária para a instalação dos módulos fotovoltaicos é obtida a partir do objeto selecionado, com reconhecimento automático de orientação e inclinação.
Na superfície identificada são excluídos de forma automática os obstáculos presentes (chaminés, trapeiras, balaustradas, treliças, postes de iluminação ou eventuais buracos e obstruções) a fim de obter o posicionamento correto do campo fotovoltaico.
Uma vez identificada a superfície, o software ajuda a escolher o número correto de módulos conforme critérios de projeto específicos. Você pode, por exemplo, optar pela solução capaz de maximizar a produção anual ou pela solução que permite obter a potência máxima, etc.
No modelo 3D BIM, é possível definir múltiplas superfícies de colocação (telhado, abrigo, terraço plano, solo, etc.) nas quais instalar múltiplos campos fotovoltaicos.