O que é um gêmeo digital geoespacial?
Um gêmeo digital geoespacial é um modelo digital de um ambiente, ativo, edifício, infraestrutura, etc. ampliado com dados geoespaciais.
A tecnologia GIS é usada para criar uma réplica exata do ambiente físico, incluindo edifícios, estradas e pontes.
O GIS fornece o contexto necessário para analisar, simular e otimizar soluções de projeto. O BIM está disponível para o GIS para qualquer tipo de consulta geoespacial.
Combinando dados geoespaciais GIS e tecnologia BIM, os gêmeos digitais geoespaciais:
- fornecem uma visão completa da situação atual do projeto;
- oferecem poderosas ferramentas de simulação para prever com precisão a ocorrência de potenciais problemas e a adoção de medidas corretivas apropriadas;
- permitem tomar decisões informadas sobre investimentos e desenvolvimento de infraestrutura.
A visão integrada fornecida pelos gêmeos digitais geoespaciais pode ser usada para melhorar o projeto e o processo de tomada de decisão em muitas áreas, incluindo gestão de ativos, planejamento urbano e monitoramento de infraestrutura.
Por que um gêmeo digital geoespacial é útil?
Os gêmeos digitais geoespaciais são extremamente úteis, pois fornecem informações que podem ser imediatamente utilizadas no projeto, construção e manutenção de uma obra. Há inúmeros campos nos quais eles podem ser utilizados (otimização de recursos ambientais, economia de energia, segurança e muito mais). Por exemplo, é possível explorar as informações GIS:
- para identificar a quantidade de água da chuva que pode ser coletada e projetar sistemas de coleta apropriados e bem dimensionados para irrigar espaços verdes públicos, parques e jardins em conformidade;
- para guiar os projetistas na escolha da orientação, localização e materiais de construção de obras em áreas propensas a enchentes;
- para identificar situações perigosas em nível territorial, avaliar em detalhes cada elemento individual que está gerando o comportamento anômalo e monitorar remotamente a infraestrutura.
Como gêmeos digitais e o GIS otimizam o funcionamento de edifícios inteligentes?
A integração de gêmeos digitais e GIS está revolucionando o setor AECO e lançando as bases para o projeto e gestão de edifícios inteligentes e cidades inteligentes.
Ao aproveitar os gêmeos digitais, projetistas e proprietários de edifícios têm acesso imediato a representações digitais de milhares de objetos físicos e sistemas que podem ser atualizados e monitorados em tempo real.
O GIS melhora ainda mais estas capacidades de gerenciamento e controle, fornecendo análises geoespaciais que facilitam a geolocalização e a compreensão das interações e das interdependências entre diferentes elementos.
A combinação destas duas tecnologias ajuda a monitorar de maneira muito eficaz as prestações e o consumo energético dos edifícios, a programação dos custos de manutenção, o funcionamento dos equipamentos de AVAC, a eficiência e a segurança dos ativos de infraestrutura, etc...