Definição dos níveis
Os níveis (lajes), do ponto de vista estrutural, podem ser com urdidura individual ou dupla. As lajes com urdidura individual são projetadas considerando uma faixa unitária livre de qualquer ligação transversal. Portanto, idealmente, sob carga elas deveriam apresentar uma deformação cilíndrica, mas isso quase nunca acontece.
Esse comportamento destaca a necessidade de estabelecer cuidadosamente os parâmetros estruturais de projeto. Simples regras sugerem manter a relação entre o vão livre da laje e sua espessura dentro do intervalo de 18-20 para limitar a deformabilidade. Ao limitar a deformabilidade, é possível evitar concentrações de esforços geradas por elementos não estruturais e, portanto, o surgimento de fissuras.
Em lajes com urdidura individual, a interação nas bordas é um aspecto que certamente deve ser considerado. As estruturas paralelas à urdidura, de fato, não são um apoio direto, mas um verdadeiro vínculo transversal resultando em solicitações internas e, portanto, em possíveis fissuras. Esse problema pode ser resolvido realizando nervuras ou, em casos de altas solicitações, criando uma junta estrutural ao longo dessas direções.
A direção de urdidura é, sem dúvida, um aspecto crucial para o projetista. Geralmente, alterna-se a direção de urdidura para manter uma distribuição uniforme da carga nos vários níveis.