A máxima interoperabilidade em um processo BIM é atiginda na presença de dois elementos:
O openBIM® é uma metodologia baseada na interoperabilidade e na cooperação em todas as disciplinas através do formato padrão IFC criado e promovido pela buildingSMART internacional.
O IFC (Industry Foundation Classes) é um formato de dados aberto, não controlado pelo único operador, criado para transmitir todas as informações do edifício ao longo de seu ciclo de vida.
Através de uma abordagem BIM aberta, é possível estender as vantagens do BIM, fazendo com que o verdadeiro protagonista seja o modelo de informação, e não os softwares com seus formatos proprietários.
O openBIM®, portanto, garante altos padrões de colaboração e coordenação, independentemente do software usado, e faz com que cada profissional possa escolher o software que mais condiz com as suas exigências.
Dessa forma, o BIM se torna mais democrático, com espaços de colaboração abertos e ferramentas que funcionam em formatos padrão.
As informações compartilhadas em um processo BIM são inúmeras, portanto, a melhor forma de armazená-las e gerenciá-las é através de uma plataforma em nuvem.
Uma plataforma BIM colaborativa permite que as equipes AECO colaborem em tempo real e com segurança, simplifiquem os fluxos de trabalho, centralizem dados e tornem o trabalho mais rápido e eficiente.
Saiba mais sobre o IFC openBIMBIM vs openBIM®: as diferenças