Até poucos anos atrás, os desenhos técnicos dominavam o projeto, sendo o meio do projetista para fornecer todas as informações necessárias: alturas, cotas, distâncias de estradas, volumes, espessuras de paredes, superfícies, etc. O projeto costumava ser realizado com a ajuda de ferramentas CAD, que facilitavam o projeto 2D ou 3D da construção.
A introdução da tecnologia BIM, que está progressivamente substituindo o CAD, traz vantagens significativas para todos os atores da construção (engenheiros, arquitetos, agrimensores, empresas de construção e administrações públicas).
Mas qual é a principal diferença entre CAD e BIM?
Hoje, graças ao BIM, não é mais necessário produzir papeladas! A tecnologia BIM oferece novas oportunidades extraordinárias graças às representações digitais 3D de várias disciplinas de arquitetura e engenharia onde é possível agregar dados úteis em todas as fases da vida da construção.
O BIM é a melhor forma de gerenciar todas as fases da vida da construção, pois permite uma partilha de dados clara e legível e uma melhor colaboração entre todos os que trabalham no projeto, execução e manutenção ou gestão do ativo. Podemos esquematizar as fases do BIM em um processo de construção da seguinte forma: