O que é o gerenciamento do projeto da construção?
É um processo que cria conexões inteligentes entre o modelo digital 3D (que define a geometria da obra) e as informações relacionadas ao tempo de realização das diversas atividades necessárias à execução da obra.
O resultado é um modelo de informação completo, que pode ser usado até para criar simulações realistas do processo de construção em função do tempo.
O objetivo é identificar todas as atividades do canteiro de obras (como acontece em um cronograma tradicional), visualizar seu progresso ao longo do tempo e permitir identificar, analisar e evitar problemas referentes aos aspectos sequenciais, espaciais e temporais da organização do próprio canteiro.
Com esses dados, na verdade, os projetistas podem desenvolver programas precisos com base em uma fonte confiável de informações federadas. Isso torna o processo seguro, melhora o controle da detecção de interferências entre as diversas atividades e evita imprevistos, com consequente desperdício de tempo e recursos, no canteiro de obras.
A diferença em comparação com uma abordagem de tipo tradicional é poder dispor de um modelo BIM tridimensional, visualizável de uma forma extremamente realista e enriquecido com a quarta dimensão: as informações sobre o tempo.