Fotogrametria
A fotogrametria é uma técnica de pesquisa que usa o processamento de imagens para obter a posição, a forma e o tamanho de um objeto a ser detectado. Esse processo é dividido em três fases: disparo, orientação do quadro e retorno. O levantamento fotogramétrico pode ser realizado em modo aéreo, através do uso de drones, ou terrestre, em seguida, através do uso de uma câmera.
Laser Scanner
O scanner a laser é uma ferramenta que permite o levantamento de um objeto graças a um feixe de laser. A luz do laser atinge a superfície do objeto e, em relação ao tempo de retorno, ao ângulo do dispositivo e a outros fatores, é possível identificar a posição exata no espaço de cada ponto do objeto. Existem três tipos de scanners a laser: time-of-flight, phase-different e triangulação.
Drones
O drone permite pesquisas aerofotogramétricas precisas e confiáveis. Existem três macrocategorias de drones: hélices, planadores e híbridos. As operações necessárias para obter os levantamentos aerofotogramétricos incluem a identificação da área a ser detectada, a escolha dos pontos de decolagem e pouso, planejamento de voo, aquisição de imagens, orientação do quadro e reconstrução da cena.